Principal Calendário Fale Conosco Outros Sites Mapa do Site
 Busca 

Pesquisas Anuais

Pesquisa Anual da Indústria da Construção

 A Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC, iniciada em 1990, foi reorganizada a partir de 1996 ajustando-se, a partir de 2002, aos parâmetros que passaram a vigorar na organização das pesquisas realizadas pelo IBGE junto a empresas, no contexto mais amplo do Programa de Modernização das Estatísticas Econômicas. A PAIC substitui os censos da construção como principal fonte de dados sobre as características e as transformações da estrutura produtiva da atividade empresarial da construção brasileira.

Os resultados da PAIC seguem o padrão geral da divulgação dos resultados das pesquisas estruturais do IBGE. Nesse padrão estão estabelecidos alguns procedimentos relativos à fixação do calendário, as formas de apresentação dos resultados e o acesso das bases das informações. No portal do IBGE na Internet, no endereço http://www.ibge.gov.br, é publicado anualmente o mês de divulgação da pesquisa para o ano em curso. Atualmente, os resultados da PAIC do ano n são disponibilizados no segundo trimestre do ano n+2. A publicação dos resultados é feita em papel, em CD e no Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA, no endereço: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda. Este sistema possibilita ao usuário fazer a exploração das informações e é composto da série da pesquisa desde 1990.

A divulgação é composta de três partes: notas metodológicas, comentários analíticos e um conjunto de tabelas organizadas do seguinte modo:

 • Variáveis selecionadas, segundo grupos e classes de atividades - Brasil;

• Variáveis selecionadas, segundo Grandes Regiões e Unidades da Federação da sede da empresa – Brasil;

• Emprego, salário e gastos de pessoal, segundo grupos e classes de atividades – Brasil;

• Receitas, custos e despesas, segundo grupos e classes de atividades – Brasil;

• Valor bruto da produção e investimentos, segundo grupos e classes de atividades – Brasil;

 • Consumo total e dos principais tipos de materiais de construção, segundo grupos e classes de atividades; e

• Valor das obras e/ou serviços da construção das empresas da construção, segundo tipos de obras e/ou serviços da construção.


Voltar Nosso site disponibiliza várias informações em novas janelas, portanto, desabilite sua ferramenta anti-popup.
IMB - Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos / SEGPLAN / Governo de Goiás - 6.252.076 Visitas
Av. República do Líbano nº 1945, 4º andar, Setor Oeste - CEP:74.125-125. Fone:(62)3201-6695 | (62)3201-6691 - E-mail: imb@segplan.go.gov.br