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Pesquisas Conjunturais



Sobre a Pesquisa Mensal de Serviços - PMS.


A pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem por objetivo produzir indicadores que permitam o acompanhamento da evolução conjuntural do setor de serviços empresariais não financeiros e de seus principais segmentos, abrangendo o conjunto de atividades do setor.

O Índice de Serviços – Índice geral sem detalhamento por atividade é calculado para Brasil e suas 27 Unidades da Federação. O detalhamento por atividade é realizado para 12 unidades da Federação selecionadas (Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal) são produzidos indicadores para os seguintes grupos:

          • Serviços prestados às famílias;
          • Serviços de informação e comunicação;
          • Serviços profissionais, administrativos e complementares;
          • Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio;
          • Outros serviços.


Âmbito - A PMS investiga as empresas de serviços que possuam 20 ou mais Pessoas Ocupadas, cuja receita provenha, predominantemente, da atividade de prestação de serviços, e estejam sediadas no território nacional. Para as Unidades da Federação da Região Norte (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins) são consideradas apenas as que estão sediadas nos municípios das capitais, com exceção do Pará, onde são consideradas aquelas que estão sediadas nos municípios da Região Metropolitana de Belém.

Unidade de Investigação – A unidade básica de informação da PMS é a empresa, definida como a entidade jurídica caracterizada por firma ou razão social, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Variável Investigada - A PMS investiga a receita bruta de serviços, total e por Unidade da Federação, definida como a receita proveniente das atividades de prestação de serviços, sem dedução de impostos e contribuições incidentes, abatimentos e descontos incondicionais. Não estão incluídas as receitas financeiras e não operacionais.

Amostra – Com base na Pesquisa Anual de Serviços – PAS 2008 e dentro do âmbito e da abrangência previamente definidos, foram selecionadas cerca de 9.500 empresas, distribuídas nas 27 Unidades da Federação.

Série Receita Nominal – A PMS divulga índices de receita nominal, a partir da variável investigada.

Tipos de Índices – São divulgados quatro tipos de índices:

          • Índice de Base Fixa: Compara os níveis nominais da Receita bruta de serviços do mês com a média mensal obtida no ano de 2011.

        • Índice Mês / Igual Mês do Ano Anterior: Compara os índices nominais da Receita bruta de serviços do mês com os obtidos em igual mês do ano anterior.

          • Índice Acumulado no Ano: Compara os índices acumulados nominais da Receita bruta de serviços de janeiro até o mês do índice com os de igual período do ano anterior;

          • Índice Acumulado de 12 Meses: Compara os índices acumulados nominais da Receita bruta de serviços dos últimos 12 meses com os de igual período imediatamente anterior.


Observações:

Os índices do mês poderão ser alterados na divulgação do mês subsequente, em virtude de retificações nos dados primários por parte dos informantes da pesquisa.

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