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Pesquisas Anuais

Sobre a PAS – Pesquisa Anual de Serviços

A Pesquisa Anual de Serviços - (PAS)- tem por objetivo no âmbito do Sistema Estatístico, fornecer informações dos segmentos produtivos não financeiros para o Sistema de Contas Nacionais. A pesquisa permite a construção de um sistema de informações para elaboração de estimativas de valor adicionado, emprego e salários, em níveis detalhados da classificação de atividades e por Unidades da Federação, possibilitando a identificação da estrutura básica dos serviços empresariais não financeiros no País, bem como sua distribuição espacial e o acompanhamento de suas transformações no tempo.


A unidade de investigação
É a empresa, definida como sendo a unidade jurídica caracterizada por uma firma ou razão social, que engloba o conjunto de atividades econômicas exercidas em uma ou mais unidades locais.


Variáveis investigadas nas empresas em nível regional

A descrição da dimensão regional da PAS é obtida no capítulo de dados regionalizados, através de informações por Unidades da Federação de atuação da empresa no ano de referência da pesquisa. As variáveis investigadas são: pessoal ocupado em 31 de dezembro de 2010; salários, retiradas e outras remunerações; número de estabelecimentos de prestação de serviços com receita; e receita bruta de serviços mais receita de incorporação e venda de imóveis próprios.


Abrangência da Pesquisa

A pesquisa abrange as empresas do estrato certo: empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas; estrato gerencial: empresas com menos de 20 pessoas ocupadas e que atuam em mais de uma Unidade da Federação; e estrato amostrado: empresas com menos de 20 pessoas ocupadas e que atuam em apenas uma Unidade da Federação. A partir do ano 2005, no plano amostral da PAS, o estrato amostrado passou a ser subdividido em outros três estratos, a saber:
1) Estrato amostrado A1: empresas com 0 a 4 pessoas ocupadas;
2) Estrato amostrado A2: empresas com 5 a 9 pessoas ocupadas; e
3) Estrato amostrado A3: empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas.
Cabe ressaltar que existem algumas exceções: empresas que, no cadastro básico de seleção da amostra da pesquisa, possuem menos de 20 pessoas ocupadas são incluídas no estrato certo quando apresentaram receita no mesmo patamar das empresas do estrato certo da pesquisa do ano anterior.


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