Principal Calendário Fale Conosco Outros Sites Mapa do Site
 Busca 

Pesquisas Conjunturais



Sobre a LSPA – Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.


O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) é uma pesquisa de previsão e acompanhamento mensal das safras agrícolas, com estimativas de produção, rendimento médio e áreas plantadas e colhidas, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, de cada cultura investigada, tendo como unidade de coleta os municípios. A pesquisa tem como abrangência geográfica o Brasil, grandes regiões e unidades da federação. O acompanhamento da evolução das lavouras, durante todo o ciclo vegetativo das 35 culturas investigadas, permite ao final do ano civil a obtenção das estimativas de área, produção e rendimento médio. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola foi implantado pelo IBGE em novembro de 1972, com o propósito de atender a demandas de usuários por informações estatísticas conjunturais sobre as safras dos produtos agrícolas com maior importância econômica e social para o País, e integra o Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas, nos termos do Decreto nº 74.084 de 20/05/1974. São investigados trinta e cinco produtos estabelecidos pelo Plano Único de Estatísticas Agropecuárias, fixados pela CEPAGRO, abaixo relacionados: Abacaxi, Algodão arbóreo, Algodão herbáceo, Alho, Amendoim (em casca), Arroz (em casca), Aveia (em grão), Banana, Batata-inglesa, Cacau (em amêndoa), Café (beneficiado), Cana-de-açúcar, Castanha de caju, Cebola, Centeio, Cevada, Coco-da-baía, Feijão (em grão), Fumo, Guaraná, Juta (fibra), Laranja, Maçã, Malva (fibra), Mamona, Mandioca, Milho (em grão), Pimenta-do-reino, Rami (fibra), Sisal ou agave (fibra), Soja (em grão), Sorgo (em grão), Tomate, Trigo (em grão), Uva. O mecanismo de coleta prevê a realizaçao de levantamentos sobre área plantada e colhida, produção esperada e obtida e produtividade prevista e obtida para os produtos das culturas temporárias e permanentes.

Área colhida - Parcela da área plantada de cada produto agrícola efetivamente colhida, na data de referência da pesquisa. No caso de culturas temporárias de curta e média duraçao, e nao ocorrendo perda de área por fatores adversos de ordem climática, fitossanitária ou econômica, corresponde à área plantada; para culturas temporárias de longa duração, corresponde à área em que foi colhida a produção; para culturas permanentes, corresponde á área ocupada com pés em produção no ano de referência da pesquisa. Utilizar como unidade de superfície somente o hectare (ha).

Área plantada - Área plantada de cada produto agrícola, no ano de referenciada pesquisa, considerando-se os diferentes tipos de cultivo existentes: simples, associado e intercalado. É Utilizado como unidade de superfície somente o hectare (ha).

Ciclo vegetativo - Período de vida da planta, compreendido entre o plantio e a colheita.

Cultivo associado - Plantio de duas ou mais culturas temporárias numa mesma área, denominada área de associação. Neste caso, considera-se a área plantada para cada cultura igual à área total de associação.

Cultivo intercalado - Plantio de uma cultura temporária nas ruas de lavouras permanentes. Neste caso, a área plantada da cultura temporária corresponde à área que, em cultivo simples, seria ocupada pela mesma quantidade de sementes utilizada na intercalação.

Cultivo simples - Plantio de uma única cultura temporária em determinada área.

Cultura permanente - Cultura de longo ciclo vegetativo, que permite colheitas sucessivas, sem necessidade de novo plantio.

Cultura temporária - Cultura de curta ou média duração geralmente com ciclo vegetativo inferior a um ano, que após a colheita necessita de novo plantio para produzir.

Produção esperada - Quantidade de cada produto agrícola que se espera colher em uma determinada área, no ano de referência da pesquisa. Os dados são informados em toneladas, com exceção do abacaxi e do coco-da-baía, que são informados em mil frutos.

Produção obtida - Quantidade de cada produto agrícola obtida na área colhida, no ano de referência da pesquisa. Os dados são informados em toneladas, com exceção do abacaxi e do coco-da-baía, que são informados em mil frutos.

Rendimento médio esperado - Produção que se espera obter de cada produto agrícola, por unidade de área. Para os produtos cuja unidade de medida da produção é a tonelada, o rendimento médio é informado em kg/ha; para as frutíferas (abacaxi e coco-da-baía), em frutos/ha.

Voltar Nosso site disponibiliza várias informações em novas janelas, portanto, desabilite sua ferramenta anti-popup.
IMB - Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos / SEGPLAN / Governo de Goiás - 6.252.053 Visitas
Av. República do Líbano nº 1945, 4º andar, Setor Oeste - CEP:74.125-125. Fone:(62)3201-6695 | (62)3201-6691 - E-mail: imb@segplan.go.gov.br